Ciclo de Palestras

Ciclo de Palestras 2017

Palestra nº 1

Horário: 10h

Título: Melhoria de Desempenho do Sistema de Matrículas da Universidade de Brasília.

Palestrante:  Eduardo Henrique Ferreira Mendes Teixeira

Resumo:

O Sistema de Matrículas da Universidade de Brasília, o MatriculaWeb, é de vital importância no âmbito dessa expressiva Universidade Federal Brasileira. A cada semestre letivo cerca de 36 mil alunos veteranos e 4 mil calouros utilizam o sistema para realizar ajustes online em suas grades horárias. O MatriculaWeb possui um uso intenso durante o período que antecede cada semestre letivo o que faz com que ocorram lentidões no acesso e até mesmo travamento devido ao acesso concorrente simultâneo de milhares de alunos. Nesse trabalho é mostrada a mudança arquitetural realizada visando a melhoria de desempenho do MatriculaWeb bem como também é apresentado o simulador construído para que fosse possível submeter o sistema a uma carga semelhante à que ocorre durante os períodos de matrícula e dessa forma fossem realizadas diversas melhorias. Foi verificado que o sistema alcançou uma melhoria de desempenho de mais de 5x com relação à versão anterior e ainda que o sistema suporta um aumento de carga de pelo menos 74% sem degradação do desempenho.

Biografia do palestrantes

Eduardo Henrique, atualmente é servidor público alocado na equipe de Sistemas Acadêmicos da Universidade de Brasília possui Bacharelado em Ciência da Computação, especialização em Segurança de Redes e Mestrado em Sistemas Distribuídos. Publicou durante o mestrado dois artigos: um no maior congresso nacional da área tema da pesquisa e outro em um periódico internacional Qualis B2. Trabalhou 15 anos na construção de arquiteturas escaláveis de alto desempenho para sistemas distribuídos de telecomunicações, está cursando Doutorado na área de High Performance Computing utilizando GPGPU.

Palestra nº 2

Horário: 11h

Título: Liderança e Motivação.

Palestrante: Débora Barem

Biografia

Administradora, há 23 anos professora do Deptº de Administração da UnB, /atuou como Subchefe do Departamento e como Coordenadora do Curso Noturno. Consultora em Recursos Humanos e coaching internacional.