Acesso à Bases de Dados / Capes

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras. Através da CAFe, um usuário mantém todas as suas informações na instituição de origem e pode acessar serviços oferecidos pelas instituições que participam da federação.
A CAFe possibilita que cada usuário tenha uma conta única em sua instituição de origem, válida para todos os serviços oferecidos à federação, eliminando a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento.
A relação de confiança entre instituições participantes da Federação permite que o usuário se autentique unicamente em sua instituição de origem, que fornece as garantias de autenticidade e credibilidade necessárias às demais.
Diversos países já têm federações em funcionamento ou em implantação. Dentro das redes de instituições de ensino, os serviços de ensino a distância e atividades de colaboração estão entre os maiores beneficiários das infraestruturas oferecidas por federações.


Mais informações: http://portal.rnp.br/web/servicos/cafe .

Manual de configuração de acesso a CAPES via rede CAFe

 

Acesso às Bases de Dados da BCE e Portal de Periódicos da CAPES via Proxy: 

O acesso às Bases de Dados e o  portal de Periódicos da CAPES permite apenas que computadores conectados à REDUnB acessem a sua base de periódicos. Devido a restrições de contrato entre a CAPES e a UnB (válido para qualquer instituição que for acessar a base de periódicos) é necessário que haja um cadastramento prévio dos endereços dos computadores que vão acessar a base. Os computadores que já acessam normalmente de dentro da UnB, e acesso discado, não vão ter o seu tipo de acesso modificado, sendo permitido o livre acesso aos periódicos. 

Visando proporcionar o mesmo tipo de acesso à base de periódicos que existe nos computadores conectados à REDUnB, o CPD - Centro de Informática, disponibilizou um proxy para atuar como intermediário entre o usuário de banda larga (ADSL, provedores externos) e as Bases de Dados / CAPES. Para efetivar esse serviço, será necessário que o seu navegador de Internet faça requisições para o computador do CPD e este, por sua vez, faça requisições ao portal da CAPES, com identificação de endereço do bloco IP-164.41.0.0 da UnB.

Para acessar este computador é necessário que o usuário possua uma conta e-mail com a terminação "@unb.br" e "@aluno.unb.br"

 

Atenção!

A utilização do proxy da UnB, poderá acarretar uma perda de performance de navegação na Internet. Portanto, utilize as seguintes configurações APENAS quando for acessar as Bases de Dados / CAPES. Verifique sempre como está configurado o seu navegador.

Para saber se você está acessando a Internet através do computador da UnB disponibilizado para essa facilidade, acesse a página http://www.whatismyip.com. Se o endereço mostrado for capes.unb.br (veja exemplo abaixo), então você estará acessando através do proxy da UnB.

 

Tutoriais Navegadores

Tutorial Mozilla

Tutorial Internet Explorer

Tutorial Opera

Tutorial Chrome