Área Responsável: SRS/SOP – Serviço de Redes e Suporte

 

Descrição: Este serviço tem a finalidade de proteger as informações institucionais contra amaeaças /vulnerabilidades e manter a integridade dos dados. Ele também contempla a instalação, desinstalação, configuração e manutenção de softwares antivírus em todos os computadores e notebooks corporativos da Universidade de Brasília, remoção de vírus e recuperação de dados.

 

Usuários: Todos os servidores do quadro permanente da UnB (técnico-administrativos e docentes), prestadores de serviços, estagiários e bolsistas que estiverem trabalhando nas áreas administrativas, laboratórios acadêmicos e utilizando os equipamento patrimoniados pela UnB

 

Serviços Técnicos Relacionados:

  • Instalar, atualizar, desinstalar e configurar antivírus;
  • Verificar ameaças;
  • Limpar máquina infectada.

 

Canais de Suporte: Telefone: 3107-0038 / 0039 / 0040 - Portal: www.servicostic.unb.br (acesso disponível apenas nas redes da UnB).

 

Como Solicitar o Serviço: Telefone: 3107-0038 /0039 / 0040

  • O usuário deverá informar nome, matrícula, setor, ramal e relatar o problema, a solicitação ou a informação que necessita;
  • O usuário abrirá o chamado sob o departamento ao qual está vinculado;
  • Deverá informar seu nome, matrícula, número do patrimônio do equipamento, localização e ponto de referência do departamento, telefone de contato e horário de atendimento que estará em seu posto de trabalho;
  • Solicitar o serviço, informação ou relatar o problema a ser solucionado.

 

Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira das 08:00 às 18:00, exceto feriados.

 

Tempo máximo de atendimento:

  • Reitoria – Atendimento em até 12 horas úteis;
  • Secretarias/Departamentos Administrativos – Atendimento em até 24 horas úteis;
  • Demais – Atendimento em até 48 horas úteis.
  • Outras situações poderão ter prazos a serem combinados entre o CPD e o departamento/servidor requisitante.

 

Políticas, Normas e Regras Relacionadas:

  • As unidades Acadêmicas ou Administrativas que possuem Técnicos de Informática setoriais poderão fazer o download do McAfee e seguir as orientações disponibilizadas;
  • O McAfee é exclusivo apenas para a rede interna da UnB;
  • No caso de opção por atualização automática, quando ocorrer a crítica, comunicando ao usuário que está sendo efetuada a atualização do Antivírus, o usuário não deve interromper o procedimento e para maior agilidade do processo, suspenda suas atividades pelo período de execução da tarefa de atualização. Ao final a máquina será reinicializada, assumindo assim a nova configuração do Antivírus.

 

Regras de Segurança: O sistema de antivírus já possui regras contra todos os tipos de malwares, softwares desconhecidos, estouro de pilha e regras contra mudanças de registro de sistemas Windows.

 

Dependências Críticas:

  • Para que o serviço possa ser executado, o computador ou dispositivo deverá estar devidamente instalado, em funcionamento e com alimentação de energia (tomadas);
  • No caso específico de instalação e atualização do antivírus, o computador ou dispositivo deverá ter acesso à internet;
  • O equipamento que necessita do serviço deve estar tombado como patrimônio da Universidade de Brasília

 

Nível de Risco de Serviço: Se tratando de uma ferramenta que tem total controle sobre a estação de trabalho ou notebook, existe o risco de possíveis atualizações de regras ou aplicativos, pararem algumas funcionalidades do computador, porém, sendo restabelecido em um período de no máximo 60 minutos.