A Biblioteca Central da UnB disponibiliza acesso às bases de dados nacionais e internacionais que abrangem as diversas áreas do conhecimento. O acesso à essas bases de dados é vinculado à REDUnB, entretanto aos alunos, professores e servidores da UnB é permitido o acesso remoto. O acesso para a comunidade em geral é livre no espaço físico da Biblioteca, através da rede sem fio “WIFI-UNB-BCE”.

 

Conforme consta no site da BCE/UnB em http://www.bce.unb.br/bases-de-dados o acesso ao Portal de Periódicos da Capes somente poderá ser executado, de fora da rede IP da UnB, através de autenticação do usuário dos domínios unb.br ou aluno.unb.br pela Rede CAFe.

 

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras. Através da CAFe, um usuário mantém todas as suas informações na instituição de origem e pode acessar serviços oferecidos pelas instituições que participam da federação.

 

A CAFe possibilita que cada usuário tenha uma conta única em sua instituição de origem, válida para todos os serviços oferecidos à federação, eliminando a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento.

 

A relação de confiança entre instituições participantes da Federação permite que o usuário se autentique unicamente em sua instituição de origem, que fornece as garantias de autenticidade e credibilidade necessárias às demais.

 

Diversos países já têm federações em funcionamento ou em implantação. Dentro das redes de instituições de ensino, os serviços de ensino a distância e atividades de colaboração estão entre os maiores beneficiários das infraestruturas oferecidas por federações.

 

Manual de acesso a CAPES via rede CAFe

Acesso direto  ao Portal de Periódicos CAPES via rede CAFe

 

NOTA: Para acessar as demais bases de dados de acesso restrito contidas no site da BCE/UnB em http://www.bce.unb.br/bases-de-dados de fora da REDUnB é necessária a configuração de um servidor PROXY.

 

Como acessar remotamente:

É necessário obter um e-mail institucional com a terminação “@unb.br” ou “@aluno.unb.br”. Se for aluno da UnB, acesse o Portal Aluno em: https://aluno.unb.br e solicite uma senha. Será enviado um e-mail de confirmação ao endereço pessoal do aluno.

 

Após possuir seu e-mail institucional da UnB será necessário configurar o acesso ao serviço PROXY no seu navegador internet.

 

Acesse abaixo alguns tutoriais de configuração do PROXY dos navegadores internet mais usados.

 

Tutoriais Navegadores

Tutorial Chrome

Tutorial Firefox

Tutorial Internet Explorer

Tutorial Opera