Área Responsável: SRS - Serviço de Rede e Suporte

 

Descrição: Esse serviço tem a finalidade de assistir os usuários que necessitem utilizar softwares complementares e aplicativos de suporte em seus computadores. Esse suporte se dá através da instalação, atualização, reparação e desinstalação desses softwares e aplicativos.

 

Usuários: Todos os servidores do quadro permanente da UnB (técnico-administrativos e docentes), além de prestadores de serviço, estagiários e bolsistas que estiverem obrigatoriamente trabalhando nas áreas administrativas e de laboratórios acadêmicos, desde que usando equipamentos patrimoniados pela Universidade de Brasília.

 

Serviços Técnicos Relacionados:

  • 7ZIP:  instalar, atualizar, reparar e desinstalar;
  • Java Run Time: instalar, atualizar, reparar e desinstalar;
  • Adobe Reader:  instalar, atualizar, reparar e desinstalar;
  • CutePDF Writer Free: instalar, reparar, atualizar e desinstalar;
  • FOXIT Reader: instalar, reparar, atualizar e desinstalar;
  • PDFCreator Free: instalar, atualizar, reparar e desinstalar;
  • PDFArchitect Free: instalar, atualizar, reparar e desinstalar;
  • PIMACO: instalar, atualizar, reparar e desinstalar;
  • Adobe Shockwave Player: instalar, atualizar, reparar e desinstalar;
  • CDBurnerXP: instalar, atualizar, reparar e desinstalar;
  • K-Lite Codec Pack Mega: instalar, atualizar e desinstalar;
  • FreeMind: instalar, atualizar e desinstalar;
  • IBM SPSS Statistics: instalar, atualizar e desinstalar;
  • GIMP: Instalar, atualizar e desinstalar;
  • OCS: Instalar e desinstalar;
  • Power2Go10 Essential Free: Instalar e desinstalar;
  • UltraVNC: instalar, atualizar, reparar e desinstalar;
  • Photoscape: instalar, atualizar e desinstalar;
  • QuickTime: instalar e desinstalar;
  • VLC Player: instalar;
  • Internet Explorer: instalar, reparar e atualizar;
  • Mozilla Firefox: instalar, reparar e atualizar;
  • Google Chrome:  instalar, reparar, atualizar e desinstalar;
  • Skype: instalar, reparar, atualizar e desinstalar;
  • Configurar acesso à página do SICAF;
  • Configurar acesso à página do SIAPE;
  • PLUGIN Flash: instalar e atualizar;
  • PLUGIN Banco do Brasil: instalar, atualizar e desinstalar;
  • PLUGIN BRB: instalar, atualizar e desinstalar;
  • PLUGIN Caixa Econômica Federal: instalar, atualizar e desinstalar;
  • PLUGIN Itaú: instalar, atualizar e desinstalar;
  • Token AGU: instalar;
  • Token SERPRO: instalar;
  • Cadeia de certificados: instalar;
  • Sistema Extra: instalar, reparar, atualizar e configurar;
  • Sistema HOD: configurar acesso à página;
  • Instalar, configurar e atualizar outros aplicativos;
  • Outros softwares/aplicativos: instalar.

 

Canais de Suporte: Telefone: 3107-0038 / 0039 / 0040 - Portal: www.servicostic.unb.br (acesso disponível apenas nas redes da UnB).

 

Como Solicitar o Serviço: Telefone: 3107-0038/0039/0040

  • O usuário deverá informar nome, matrícula, setor, ramal e relatar o problema, a solicitação ou a informação que necessita, especificando o software ou aplicativo específico.
  • Para acessar o sistema de chamados de clique  aqui
  • O usuário abrirá o chamado sob o departamento ao qual está vinculado;
  • Deverá informar seu nome, matrícula, número do patrimônio do equipamento, localização e ponto de referência do departamento, telefone de contato e horário de atendimento que estará em seu posto de trabalho;
  • Solicitar o serviço, informação ou relatar o problema a ser solucionado, especificando o software ou aplicativo específico.

 

Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira das 08:00 às 18:00, exceto feriados.

 

Tempo máximo de atendimento:

  • Não será de responsabilidade do CPD a manutenção ou atualização do software ou aplicativo adquirido e instalado a pedido da Unidade solicitante;
  • Toda a instalação de software ou sistemas operacionais que estejam em desacordo com os critérios adotados pelo CPD/UnB não será atendida. A unidade e/ou usuário do equipamento em questão, são os responsáveis pela autenticidade de todo e qualquer software instalado nos equipamentos Institucionais lotados na unidade.

 

Políticas, Normas e Regras Relacionadas:

  • Todas as solicitações devem seguir as regras do PDTI da UnB;
  • Para o desenvolvimento de novos sistemas, são utilizadas as melhores práticas estabelecidas em metodologias ágeis, como SCRUM e XP, associadas aos conhecimentos em RUP.

 

Dependências Críticas:

  • Para que o serviço possa ser executado, o computador ou dispositivo deverá estar devidamente instalado, em funcionamento e com alimentação de energia (tomadas);
  • Os softwares e aplicativos devem estar homologados junto ao Centro de Informática/CPD da Universidade de Brasília;
  • Se o software não for livre, é necessária a licença do mesmo para que seja instalado;
  • Os computadores em que o serviço deve ser executado devem estar tombados como patrimônio da instituição;
  • O solicitante deve estar presente durante o atendimento.