Softwares Homologados

 

A lista de Softwares Homologados segue os princípios de boas práticas da biblioteca de gestão de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações) do ITIL (Information Technology Infrastructure Library) e das normativas do governo federal.

A lista tem como objetivo informar todos os softwares suportados pela equipe de TIC e disponibilizados aos usuários. Ao homologar o software, a equipe de TIC discorre sobre toda a documentação e os procedimentos necessários para mantê-los, bem como o acompanhamento de possíveis falhas de segurança.

Um dos principais benefícios com a implementação dessa lista é a definição de um escopo finito e bem definido de softwares a serem tratados pela TIC, racionalizando custos de aquisição, mão de obra e treinamento.

A homologação do software se dá por solicitação feita ao CPD/UnB através do sistema de atendimento de chamados – http://www.servicostic.unb.br/. Durante este processo é verificado a necessidade de software em relação aos trabalhos desenvolvidos, bem como o seu licenciamento, complexidade de implementação, manutenção e a similaridade com os softwares já homologados.

As aquisições das licenças são de responsabilidade dos Centro de Custos que compõem a estrutura da FUB. O CPD/UnB tem a responsabilidade de instalar e suportar os softwares adquiridos e listados como homologados. 

Lista dos Softwares Homologados