O Centro de Informática da Universidade de Brasília - CPD/UnB - dispõe de um datacenter de alta tecnologia e capacidade computacional, que atende ao mais rigorosos critérios de segurança e disponibilidade. Alguns serviços como webmail, matrícula web, portal da universidade (unb.br), Sistema Eletrônico de Informações (SEI) entre outros, estão hospedados e são disponibilizados nesta infraestrutura de tecnologia de informação, mantida pelo CPD.

Para manter todos estes serviços disponíveis, o CPD adota como plataforma básica, um sistema de virtualização de servidores. Sistemas de virtualização consistem em partilhar os recursos computacionais de um servidor físico em dois ou mais servidores virtuais, chamadas de máquinas virtuais, virtual machine ou só VM. Dessa forma será possível executar vários sistemas operacionais no mesmo equipamento físico de forma independente, resultando em economia e versatilidade.

Conforme disponibilidade de recursos técnicos e computacionais, o Suporte Avançado procura atender a demanda dos demais órgãos da Universidade de Brasília criando máquinas servidoras virtuais para os projetos relacionados aos diversos setores da Universidade com demanda em serviços e recursos das TIC´s.

Central de Serviços CPD – Fones (0xx61)3107-0038/0039/0040 -  www.servicostic.unb.br