A ferramenta disponibilizada pelo CPD para uso do e-mail institucional dos alunos de graduação e pós graduação da Universidade de Brasília é o Webmail de Aluno da UnB

Sua interface web é acessada através do link https://webmail.aluno.unb.br conforme ilustrado:

 

 

O Webmail de Aluno da UnB utiliza o software livre RoundCube - ferramenta open source em constante desenvolvimento pela comunidade de software livre da internet.

O Webmail de Aluno da UnB pode ser acessado de qualquer mídia eletrônica (desktop, notebook, tablets, smartphones, etc.) através de qualquer navegador internet que permita uma conexão segura, tipo HTTPS.

Direitos

O aluno de graduação e pós-graduação regularmente matriculado na UnB tem direito a um endereço de correio eletrônico do domínio aluno.unb.br .

O aluno terá direito ao endereço de correio eletrônico enquanto estiver regularmente matriculado na UnB. A partir do seu desligamento terá 30 dias de conta ativa; ao findar este prazo seu e-mail será cancelado definitivamente. Fica sob a responsabilidade do aluno que for desligado, efetuar o backup (fazer cópia de suas mensagens e/ou arquivos) de suas informações armazenadas no servidor de correio eletrônico da UnB.

Como solicitar seu e-mail de aluno

Cada aluno terá uma conta de e-mail com a seguinte identificação: <matrícula>@aluno.unb.br

Para criar o seu e-mail de aluno favor verificar as informações contidas no Portal de Aluno em www.aluno.unb.br.

Para obter a senha do seu e-mail, o aluno deverá informar seus dados pessoais, exatamente como constam no seu registro de matrícula, no link solicitar senha do site do Portal de Aluno - https://aluno.unb.br/solicitar-senha . Após a concordância com o Termo de Uso do serviço, será mostrada uma mensagem informando ao aluno que o "login", "senha" e o "e-mail" serão enviados para o e-mail alternativo registrado durante seu ingresso na UnB. Caso não tenha registrado esse e-mail alternativo, o aluno deverá procurar os postos da SAA e fazer esta atualização. Após este procedimento o aluno estará habilitado para usar seu e-mail da UnB. Somente os postos da SAA podem efetuar esse cadastro de e-mail alternativo.

O mesmo procedimento deve ser feito se o aluno esquecer a senha e precisar recuperar a senha do seu e-mail.

Troca de senha

Para trocar a senha do e-mail de aluno, acesse o link: https://aluno.unb.br/alterar-senha e preencha os campos Matrícula, Senha atual, Nova senha e Confirmação de Nova senha (devendo os campos terem obrigatoriamente pelo menos seis caracteres, permitindo o uso de letras, números e caracteres especiais, ou ainda uma combinação entre eles).

Troca de login

O aluno poderá criar por uma única vez um apelido de login para ser usado no lugar do padrão fornecido pelo sistema. Para isso, deve acessar a URL: https://aluno.unb.br/criar-alias-de-e-mail e preencher os campos Matrícula, Senha do e-mail e Apelido de e-mail. Esta funcionalidade serve para que o aluno, ao invés de fornecer aos seus contatos a sua matrícula de aluno como login de e-mail, possa alterar esse campo para o seu próprio nome como por exemplo, de login: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. onde joaovitor passaria a ser o seu apelido de e-mail.

Redirecionamento

O aluno poderá indicar um endereço de correio eletrônico alternativo que tenha em outro provedor para que as mensagens eletrônicas enviadas para o seu e-mail de aluno da UnB sejam reencaminhadas a esse outro e-mail, permitindo assim, maior facilidade e comodidade na leitura dos seus e-mails somente em um mesmo provedor ou ferramenta de e-mail.

Acesso

Só será possível acessar e administrar o e-mail de aluno da UnB através do Webmail de Aluno. Demais programas de uso de correio eletrônico do tipo Microsoft Outlook, Outlook Express ou Eudora (conexões POP3/IMAP) não poderão ser utilizados.

Serviços

O servidor de e-mail da UnB possui programa antivírus. Entretanto, é recomendável que o aluno possua em seu próprio computador um programa antivírus atualizado, além de evitar abrir mensagens de origem desconhecida e que não tenham sido solicitadas (como as que contenham as extensões .exe; .com; .vbs; .scr; .pif).

O CPD da UnB não disponibiliza serviço de backup e de recuperação de mensagens eletrônicas solicitado pelos usuários do sistema de correio eletrônico acadêmico. A administração da conta de aluno é exclusiva e de inteira responsabilidade do mesmo.

Suporte

Para obter auxílio ou esclarecimento sobre o serviço e o seu uso, envie uma mensagem para a conta Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Não há atendimento por telefone ou presencial, somente por este e-mail.

  

 

Clique aqui para baixar o Manual do Usuário do Webmail Aluno

Clique aqui para baixar o Termo de uso do Webmail Aluno

 

Salvar