Área Responsável:

SSI – Serviço de Sistemas da Informação 

 



Descrição:

O serviço consiste em desenvolver novos sistemas, prestar suporte e realizar manutenções corretivas, adaptativas e evolutivas dos sistemas de informações acadêmicas homologados.

Usuários:

Servidores técnico-administrativos e docentes da Universidade de Brasília que utilizam os softwares homologados.

  

Serviços Técnicos Relacionados:

  • MatrículaWEB: Matrícula de graduação e pós-graduação;
  • MençãoWEB: Lançamentos de menções dos cursos de graduação e pós-graduação;
  • SIBOL: Gestão do PIC - Programa de Iniciação Científica;
  • SIBOLWEB: Gestão do PIC - Programa de Iniciação Científica via WEB.
  • SIDIP: Registro de diplomas;
  • SIEX: Gestão dos cursos de extensão;
  • SIGRA: Gestão dos cursos de graduação;
  • SIPPOS: Gestão dos cursos de pós-graduação;
  • Sistemas de Avaliação de Disciplinas: Sistema de avaliação discente para disciplinas, professores, autoavaliação e o suporte institucional disponibilizado pela Unb.
  • Criar e desenvolver novos sistemas. 

  



Canais de Suporte:

Telefone: 3107-0038/0039/0040

Portal: www.servicostic.unb.br (acesso disponível apenas nas redes da UnB).

  



Como Solicitar o Serviço:

Telefone: 3107-0038/0039/0040

  • O usuário deverá informar nome, matrícula, setor, ramal, relatar o problema ou solicitação que deseja e informar a qual sistema se refere.
  • Primeiramente, o usuário deverá fazer seu login no sistema;
  • O usuário abrirá o chamado sob o departamento ao qual está vinculado;
  • Deverá informar seu nome, matrícula, número do patrimônio do equipamento, localização e ponto de referência do departamento, telefone de contato e horário de atendimento que estará em seu posto de trabalho;
  • Relatar o problema, informação ou solicitação desejada.

 



Horário de Atendimento:

Segunda a sexta-feira das 08:00 às 18:00, exceto feriados.

 



Tempo máximo de atendimento:

Os prazos de atendimento são os seguintes:

  • Instalação de software - Para qualquer departamento da UnB 12 horas.
  • Reitoria – Atendimento em até 24 horas úteis após a avaliação da solicitação de serviço, exceto quando instalação de software;
  • Secretarias/Departamentos Administrativos – Atendimento em 24 até horas úteis após a avaliação da solicitação de serviço, exceto quando instalação de software;
  • Demais – Atendimento em até 48 horas úteis após a avaliação da solicitação de serviço, exceto quando instalação de software.

Outras situações, como por exemplo, o desenvolvimento de novos sistemas, poderão ter prazos a serem combinados entre o CPD e o departamento/servidor requisitante.


Políticas, Normas e Regras Relacionadas:

  • Todas as solicitações devem seguir as regras do PDTI da UnB;
  • Para o desenvolvimento de novos sistemas, são utilizadas as melhores práticas estabelecidas em metodologias ágeis, como SCRUM e XP, associadas aos conhecimentos em RUP.

 



Dependências Críticas

  • O computador ou dispositivo em que o sistema deva ser instalado ou já esteja instalado deverá estar tombado como patrimônio da Universidade de Brasília e conectado à internet;
  • O computador ou notebook conectado à internet para acessar os sistemas com plataforma Web;
  • O sistema deverá estar homologado pelo Centro de Informática/CPD;
  • O cadastro para acesso aos Sistemas Corporativos é realizado por meio do Sistema de Controle de Acesso - SCA, que tem por finalidade registrar os sistemas e suas transações (funções), os usuários e suas respectivas permissões de acesso aos Sistemas.
  • A responsabilidade para a concessão de acesso aos Sistemas pertence ao administrador do sistema no respectivo órgão gestor, o qual registrará: os usuários que terão acesso aos Sistemas e qual a condição de acesso que esses usuários serão cadastrados, administrador ou usuário comum;
  • As solicitações para acesso, permissões de acesso, desbloqueio de senha, devem ser dirigidas aos gestores dos sistemas;
  • Para o desenvolvimento de novos sistemas, a unidade solicitante deve ter os processos de negócio identificados e mapeados;

Após a modelagem dos processos de negócio, a documentação gerada nessa iniciativa, bem como o formulário “Documento de Abertura de Projeto” preenchido, deverá ser encaminhada ao Centro de Informática.


Período de Pico

Semestralmente ocorrem os seguintes períodos de pico:

  • Geração de pedidos de disciplina;
  • Solicitação de Matrícula;
  • Processamento Coletivo de Matrícula;
  • Ajuste de Matrícula.